Banca de DEFESA: RENATA ALBUQUERQUE OSORIO

DISCENTE : RENATA ALBUQUERQUE OSORIO
DATA : 13/05/2024
LOCAL: EPIS - FACED

A relação família-escola no desenvolvimento das crianças que frequentam instituições públicas no Ensino Fundamental I: uma revisão bibliográfica.

Escola. Família. Desenvolvimento Humano. Psicologia Histórico-Cultural.

Falar da necessidade de estabelecimento da relação escola-família é quase lugar comum no campo da Educação Básica, mas o que as pesquisas brasileiras têm a dizer sobre as contribuições da relação família-escola para o desenvolvimento das crianças que frequentam instituições públicas no Ensino Fundamental I? Essa foi a pergunta que norteou essa pesquisa, que se inspirou nos princípios do materialismo histórico-dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender criticamente o que as pesquisas têm revelado nos últimos cinco anos sobre as contribuições da relação família-escola no desenvolvimento das crianças que frequentam instituições públicas no Ensino Fundamental I. Para isso, além de um aprofundamento teórico e histórico sobre as relações entre família e escola, bem como sobre a concepção de desenvolvimento na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa em duas bases de pesquisa: SCIELO–Scientific Eletronic Library Online e BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com as palavras-chave: “escola”; “família”; “mães”; “pais”, abrangendo as publicações de 2018 a 2022. Dentre os resultados, destacamos: a) uma escassez de estudos que realmente acompanhem o desenvolvimento das crianças, bem como que falem de uma família mais concreta no que diz respeito às dimensões de classe e raça; b) a persistência de uma relação entre família-escola pautada por preconceitos em relação às famílias e pelas queixas em relação às crianças, o que traz prejuízos às últimas; c) a existência de relações entre família-escola estabelecidas pelo compartilhar de responsabilidades com as tarefas extraescolares e que contribuem para o desenvolvimento de uma relação positiva com o estudo e com a aprendizagem das crianças; d) a importância de um olhar para a relação família-escola que considere as condições de trabalho nas escolas e as políticas públicas que contribuam para uma vida mais digna para as famílias como fundamentais para contribuir para a permanência e aprendizagem das crianças na escola. Assim concluímos que, se o objetivo da educação escolar passa por efetivamente contribuir para o desenvolvimento das crianças, não é possível fazê-lo sem uma compreensão crítica desse processo, envolvendo quem são as crianças, suas famílias, as condições das escolas nas quais isso ocorre, as condições sociais que as perpassam, ou seja, a relação escola-família é apenas um desses elementos. E nesse contexto há ações na relação escola-família que podem mais levar a intensificação de opressões, bem como outras ações que podem contribuir positivamente para a aprendizagem das crianças.

Interna - 1878649 - LYGIA DE SOUSA VIEGAS
Interna - 1035375 - ANGELINA PANDITA PEREIRA