AMPLIAR O COMUM DO CARIRI PELO SENSÍVEL DE JOÃO DO CRATO: COMUNICANDO AFETOS E SABERES LOCALIZADOS COM TRANSRÚSTICA E MC AMANA
Experiência estética; políticas do corpo; LGBTQIA+; performance; artivismo
A partir do encontro com a arte de João do Crato emergiram sensibilidades que possibilitaram refletir sobre o território e a identidade do Cariri cearense. A metodologia incluiu uma cartografia sentimental para dar passagem aos afetos emergentes durante o acompanhamento dos processos subjetivos do artista. Buscou- se perceber e compreender os processos comunicacionais e políticos produzidos pelas práticas corporais do artista. Ao longo da pesquisa, novas sensibilidades e afetos surgiram no encontro com Rondinele Furtado com a sua drag Transrústica e Marciano Souza, com a sua drag cantora, a Mc Amana. O trabalho teve como hipótese de que a construção estética (a partir das expressões corporais, artefatos e registros) dos artistas desestabilizavam o comum acerca do território e da identidade. Conceitos como performance e artivismos das dissidências sexuais e de gênero auxiliaram a compreender como essas pessoas tensionavam a memória hegemônica sobre o Cariri. Sendo assim, os diálogos com os artistas por meio da interação entre repertórios culturais e arquivos revelaram que suas expressões ampliaram concepções comuns sobre saberes e práticas no sul do Ceará, especificamente Juazeiro do Norte e Crato. Também aprendemos sobre resistência e a importância da pluralidade de narrativas na construção da identidade regional. Como principais resultados, os artistas ensinaram sobre seus limites e disputas políticas por meio da arte, demonstrando a potência libertadora e educativa da arte (João do Crato), a importância da demarcação da existência e da mensagem que pode ser deixada (Transrústica), e, por fim, ao compartilhar conhecimentos e reivindicar direitos básicos também através da arte (Mc Amana). Apontando assim, também, para a reivindicação por espaço da experiência do corpo na comunicação e na cultura, refletindo sobre o potencial das corporeidades na produção de conhecimentos e práticas políticas potentes para a ampliação de limites naturalizados.