Banca de DEFESA: WALISSON ANGÉLICO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALISSON ANGÉLICO DE ARAÚJO
DATA : 04/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: na Faculdade de Comunicação
TÍTULO:

AMPLIAR O COMUM DO CARIRI PELO SENSÍVEL DE JOÃO DO CRATO: COMUNICANDO AFETOS E SABERES LOCALIZADOS COM TRANSRÚSTICA E MC AMANA


PALAVRAS-CHAVES:

Experiência estética; políticas do corpo; LGBTQIA+; performance; artivismo


PÁGINAS: 185
RESUMO:

A partir do encontro com a arte de João do Crato emergiram sensibilidades que possibilitaram refletir sobre o território e a identidade do Cariri cearense. A metodologia incluiu uma cartografia sentimental para dar passagem aos afetos emergentes durante o acompanhamento dos processos subjetivos do artista. Buscou- se perceber e compreender os processos comunicacionais e políticos produzidos pelas práticas corporais do artista. Ao longo da pesquisa, novas sensibilidades e afetos surgiram no encontro com Rondinele Furtado com a sua drag Transrústica e Marciano Souza, com a sua drag cantora, a Mc Amana. O trabalho teve como hipótese de que a construção estética (a partir das expressões corporais, artefatos e registros) dos artistas desestabilizavam o comum acerca do território e da identidade. Conceitos como performance e artivismos das dissidências sexuais e de gênero auxiliaram a compreender como essas pessoas tensionavam a memória hegemônica sobre o Cariri. Sendo assim, os diálogos com os artistas por meio da interação entre repertórios culturais e arquivos revelaram que suas expressões ampliaram concepções comuns sobre saberes e práticas no sul do Ceará, especificamente Juazeiro do Norte e Crato. Também aprendemos sobre resistência e a importância da pluralidade de narrativas na construção da identidade regional. Como principais resultados, os artistas ensinaram sobre seus limites e disputas políticas por meio da arte, demonstrando a potência libertadora e educativa da arte (João do Crato), a importância da demarcação da existência e da mensagem que pode ser deixada (Transrústica), e, por fim, ao compartilhar conhecimentos e reivindicar direitos básicos também através da arte (Mc Amana). Apontando assim, também, para a reivindicação por espaço da experiência do corpo na comunicação e na cultura, refletindo sobre o potencial das corporeidades na produção de conhecimentos e práticas políticas potentes para a ampliação de limites naturalizados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS ALEXANDRE NUNES DE SOUSA - UFCA
Presidente - ***.666.405-** - JORGE LUIZ CUNHA CARDOSO FILHO - UFBA
Externo ao Programa - 3345155 - LEANDRO COLLING - null
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 09:04
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