DRAMATURGIAS DO CIRCO
NA CIRCULARIDADE DO ESPETÁCULO CIRCENSE,
Ou
DRAMATURGIA DE O GUARANI
PARA O CIRCO IRMÃOS ORLANDINO
Palavras-chave: Circo. Circo-Teatro. Teatro. Dramaturgia.
A presente pesquisa objetivou analisar a dramaturgia do circo, tendo como referência o espetáculo de circo-teatro, que se destaca pela exibição de números característicos do ambiente circense e representações teatrais. Informa que a dramaturgia foi estudada por diferentes áreas das artes cênicas, quais o teatro, a dança e a ópera, e, ao destacar que o espetáculo de circo apresenta diferentes dramaturgias, em consonância com a situação comunicativa e os instrumentas utilizados, indica três realidades distintas de modalidades dramáticas para o circo: dramaturgia dos números, dramaturgia do texto e dramaturgia narrativa. Diante dessa exposição, afirma-se que as duas primeiras modalidades integram a composição do espetáculo de circo-teatro. A pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, se destaca pelo caráter explorativo-analítico da investigação, que, além de identificar diferentes realidades para a dramaturgia do circo, envolve, inclusive, a análise da obra O Guarani, adaptada para ser representada no circo Irmãos Orlandino em 1944, sob a perspectiva da Análise do Discurso. Por fim, a hipótese levantada, de que “a variedade de espetáculos de circo direciona e constitui múltiplas dramaturgias para o circo”, foi confirmada.