FUNÇÕES EXECUTIVAS E COMPREENSÃO DE LEITURA
EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
funções executivas, compreensão de leitura, habilidade cognitivas
A leitura é um processo complexo que demanda uma série de habilidades cognitivas, tais como,
identificar letras, reconhecer palavras e atribuir significado. A compreensão é a principal
finalidade da leitura, visto que, potencializa a aquisição de outros conhecimentos e habilidades.
Estudos nacionais e internacionais já têm evidenciado uma relação entre a compreensão de
leitura e as funções executivas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar a
relação entre essas duas variáveis. Foram realizados dois estudos para o conhecimento dessas
habilidades, sendo que, no Estudo I, realizou-se uma revisão integrativa acerca das pesquisas
nacionais e internacionais, que relacionam as funções executivas e compreensão de leitura. No
Estudo II, estão descritos os dados de pesquisa realizada com 196 crianças de ambos os sexos,
com idade entre 6 e 10 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas.