PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IVONE CONCEICAO DE SOUZA CERQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVONE CONCEICAO DE SOUZA CERQUEIRA
DATA : 09/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de videoconferência RNP_UFBA_PEI
TÍTULO:

MODELO DE AVALIAÇÃO DE LIDERANÇA DA INDÚSTRIA PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA: : ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO.


PALAVRAS-CHAVES:

Equações Estruturais. ANFIS. Avaliação da Liderança da Indústria. Emergência.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

A liderança da indústria de alta complexidade deve apresentar um desempenho com precisão para uma situação de emergência. Os acidentes industriais podem ocorrer em um ambiente da rotina de forma inesperada. Assim, o objetivo do presente trabalho é propor um Modelo de avaliação da liderança da indústria para situações de emergência utilizando a Modelagem das Equações Estruturais (MEE) e o Sistema Adaptativo Neuro-fuzzy (ANFIS). Para tanto, apresentou-se um modelo matemático formado por três variáveis latentes exógenas: (i) Conhecimento (CO); (ii) Habilidade (HA); (iii) Motivação (MO) e três variáveis latentes endógenas: (iv) Comportamento (CP); (v) Atitude (AT) e a própria variável (vi) Liderança da Indústria para Emergência (LIE). O estudo de caso foi realizado em uma região de produção de petróleo onshore situada no Nordeste do Brasil, onde os dados foram coletados através de um questionário estruturado com resposta em escala Likert. Após análises dos dados amostrais, foram realizadas as avaliações por meio da MEE, e um estudo para determinar o Índice de Liderança da Indústria para situações emergenciais pelo Sistema Adaptativo Neuro-fuzzy (ANFIS). A MEE confirmou oito das nove hipóteses propostas no modelo teórico. Os
resultados obtidos mostraram que a LIE é influenciada diretamente pelas variáveis Habilidade, Atitude e Comportamento, com efeitos fortes de capacidade explicativa e relevância preditiva. O Conhecimento e a Motivação apresentaram influência indireta na LIE, embora apresentem forte influência no Comportamento. O resultado do modelo neuro-fuzzy mostrou que o índice de desempenho da Liderança é elevado à medida que aumenta a determinação, o compromisso e a inteligência emocional. O modelo apresentou contribuições relevantes para o refinamento da teoria e contribuições práticas para avaliar a liderança em situações de emergência.




MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1220619 - FRANCISCO GAUDENCIO MENDONCA FREIRES
Presidente - 1218496 - JORGE LAUREANO MOYA RODRIGUEZ
Externo à Instituição - RENATO DE OLIVEIRA MORAES - USP
Externo ao Programa - 3631006 - SALVADOR AVILA FILHO - nullExterno à Instituição - Sandro Breval Santiago - UFAM
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 13:41
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA