Banca de DEFESA: MYRLA DUARTE DE ALMEIDA

DISCENTE : MYRLA DUARTE DE ALMEIDA
DATA : 22/12/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UFBA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.

Educação do Campo; Currículo; Formação de Professores; Ciências da Natureza.

O presente estudo, que tem como objeto de investigação o curso de Licenciatura do Campo/UFBA-2008 e o novo curso de Licenciatura em Educação do Campo que está sendo proposto para funcionar de forma regular a partir de 2024. Foi levantada a seguinte hipótese: com a vitória de um governo federal popular nas eleições de 2022, após 6 anos de retrocessos nas políticas educacionais, será possível apresentar uma nova proposta concreta de um curso de Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza, que avance na perspectiva de uma formação ominilateral de cunho crítico-dialética, contando com apoio institucional da Ufba e da Secadi/MEC/FNDE. Tivemos como objetivo apresentar uma proposta de currículo para um novo Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Ufba, área de Ciências da Natureza, a partir dos fundamentos do materialismo histórico-dialético, respaldado da pedagogia histórico-crítica. Para alcançar o objetivo proposto foram analisados os pressupostos teóricos-metodológicos da experiência piloto da Ufba-2008, as contradições e desafios a serem superados cujo o resultado foi sistematizado em uma proposta de currículo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo com concentração na área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). A pesquisa se desenvolveu pela investigação e exposição tendo como fio condutor a filosofia materialista para a compreensão dialética do mundo e da correlação de forças subjacente a realidade educacional do campo, e as reivindicações para elevação da escolaridade e formação de professores que atendam aos interesses dos trabalhadores do campo. Para isso nos valemos da pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo das aulas da disciplina QUI A 43 do curso de graduação de Licenciatura em Química da Ufba – que tratou do exame crítico das concepções do professor e de química vinculado por documentos oficiais e sindicais e de estudo empírico desses documentos sobre a realidade das escolas e da formação do professor de Ciências da Natureza. Também como coparticipante do grupo de pesquisa em Educação do Campo ( GEPEC/UFBA) a partir de estudos do banco de dados (teses e dissertações) que podem inferir no conjunto teórico-metodológico para superar formação de professores empírico -analítica e avançar para uma formação sócio- histórica (crítico – superadora) para o novo projeto do curso regular.

Presidente - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Interno - 1034186 - RAFAEL MOREIRA SIQUEIRA