Banca de DEFESA: ROBERTO ROSA DA PAIXÃO

DISCENTE : ROBERTO ROSA DA PAIXÃO
DATA : 10/06/2024
LOCAL: ConferênciaWeb

Aprendizagem Significativa no Ensino de Simetrias: Uma Aplicação para o 7º Ano do Ensino Fundamental

aprendizagem significativa. simetrias. transformação geométrica.

O ensino de simetria é uma temática muito importante, pois a mesma está presente em muitas situações da vida diária e, portanto, é de fundamental importância que os alunos aprendam a identificá-la, pois isso pode contribuir inclusive com a aprendizagem de outros conteúdos. O objetivo deste trabalho é propor um ensino de simetrias baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os alunos aprendam relacionando o novo conhecimento com os conhecimentos preexistentes em sua estrutura cognitiva. Neste trabalho é apresentada uma sequência de atividades de simetria, proposta para ser desenvolvida em sala de aula de alunos do 7º ano do ensino fundamental com a utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra. Esse ensino de simetrias baseado na aprendizagem significativa e aplicado a partir de construções no GeoGebra facilita a construção e transformação das figuras geométricas e o entendimento das coordenadas cartesianas.

Interno - 1521617 - JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
Interno - 288338 - JOSE NELSON BASTOS BARBOSA