|
Dissertações |
|
1
|
-
ANDRE GEIGER
-
METRÔNOMO E APLICATIVOS DE METRÔNOMO: NOVAS PERSPECTIVAS NA PRÁTICA MUSICAL.
-
Orientador : LUCAS ROBATTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CELSO JOSE RODRIGUES BENEDITO
-
JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
-
LUCAS ROBATTO
-
Data: 07/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda o estudo musical com metrônomo e aplicativos de metrônomo para qualquer fase do aprendizado, qualquer gênero musical, para qualquer idade. No memorial, descrevo breve trajetória musical com uma explicação de onde tirei a ideia do projeto de pesquisa. No artigo, exponho o tema: Metrônomo e Aplicativos de metrônomo: aprimorando a prática Musical, e apresento revisão bibliográfica da prática musical, revisão bibliográfica do ritmo, a história do metrônomo e descrevo os aplicativos que mudaram minha forma de estudar com metrônomo. No produto final, apresento meu método de estudo musical com metrônomo e aplicativos de metrônomo em seis lições. Nos relatórios, abordo minha experiência na prática profissional orientada em correlação com a prática e o auxílio de diferentes aplicativos de metrônomo.
-
Mostrar Abstract
-
The presente work approaches the musical study using metronome and metronome apps for any stage of musical learning, any musical genre, for any age. In the memorial, I make a brief description of my musical trajectory with an explanation from where I got the idea for the research project. In the article, I expose the theme: Metronome and metronome apps: Enhancing Musical Practice, and present bibliographical review of the musical practice, bibliographical review of rhythm, the history of the metronome and I describe the applications that changed the way I study with the metronome. In the final product, I present my method of music studies with metronome and metronome apps in six lessons.In the reports, I discuss my experience in professional practice oriented in correlation with the practice and the help of different metronome apps.
|
|
2
|
-
Alexandre da Silva Montenegro
-
DINÂMICAS PERFORMÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A MÚSICA INSTRUMENTAL DO JAZZ NO CENÁRIO BAIANO.
-
Orientador : KATHARINA DORING
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KATHARINA DORING
-
MARCOS DOS SANTOS SANTOS
-
PEDRO AMORIM DE OLIVEIRA FILHO
-
Data: 08/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho de conclusão final é composto por um Memorial, que narra a vida e a trajetória profissional como professor e músico de Jazz. Também diz respeito aos projetos educacionais que conduziram ao desenvolvimento desta pesquisa. Além de trazer as contribuições das disciplinas, práticas e orientações que permearam as atividades desenvolvidas no Mestrado Profissional de Educação Musical. Também dispõe de um Artigo intitulado “Dinâmicas performáticas de ensinoaprendizagem para a música instrumental do Jazz no cenário baiano”, onde aborda as problemáticas relacionadas a Educação Musical, trazendo reflexões sobre o Jazz na Bahia e apresentando propostas pedagógico-musicais desenvolvidas em tempos de pandemia, utilizando-se de ferramentas digitais como Podcast. Ao final, no Apêndice, estão inclusos os Relatórios das Práticas Profissionais Supervisionadas realizadas durante o curso, evidenciando as práticas musicais como docente e artista de Jazz, além do Produto Final, que se constitui como material didático para o cenário da Educação Musical.
-
Mostrar Abstract
-
This final conclusion work is composed of a Memorial, which narrates my life and professional trajectory as a jazz teacher and musician. It also concerns the educational projects that led to the development of this research. In addition to bringing the contributions of the disciplines, practices and guidelines that permeated the activities developed in the Professional Master of Music Education. It also has an article entitled "Teaching-learning performance dynamics for instrumental jazz music in the Bahian scenario", where it addresses issues related to Music Education, bringing reflections on Jazz in Bahia and presenting pedagogical-musical proposals developed in times of pandemic, using digital tools such as Podcast. At the end, in the Appendix, the Reports of Supervised Professional Practices carried out during the course are included, highlighting the musical practices as a teacher and jazz artist, in addition to the Final Product, which constitutes didactic material for the Music Education scenario.
|
|
3
|
-
LUCIANO AZEVEDO E SILVA
-
O PROCESSO CRIATIVO DE UM PIANISTA EM CINCO ARRANJOS PARA PIANO SOBRE TEMAS POPULARES BRASILEIROS.
-
Orientador : BEATRIZ ALESSIO DE AGUIAR SCEBBA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA ANDREA TORRES CABEZAS
-
BEATRIZ ALESSIO DE AGUIAR SCEBBA
-
JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
-
Data: 20/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Trabalho de Conclusão Final contemplando o Memorial, o Artigo, os Relatórios Finais e o Produto Final discute a presença e relevância da prática do arranjo pianístico por meio do registro do processo criativo de um pianista colaborador. O produto final desse processo está apresentado na forma de 5 arranjos para piano solo sobre temas populares brasileiros. O trabalho conta também com sucinta pesquisa bibliográfica sobre o arranjo, destacando a importância histórica das diversas práticas de reelaboração musical para a consolidação do repertório tradicional ocidental do piano e a viva presença do arranjo na prática colaborativa pianística.
-
Mostrar Abstract
-
This Final Conclusion Project including the Memorial, the Article, the Final Reports, and the Final Product, discusses the presence and relevance of piano arranging practice through the record of a collaborative pianist creative process. The final product of this process is presented through 5 arrangements for solo piano on Brazilian popular themes. This project also includes a short bibliographic research on the arrangement pointing out the historical importance of multiple musical reworking practices in consolidation of the western traditional piano repertoire and the living presence of arrangement in collaborative piano practice.
|
|
4
|
-
FABRÍCIO BONFIM SANTANA
-
O SISTEMA 12 PARA CONTRABAIXO ELÉTRICO.
-
Orientador : PEDRO AMORIM DE OLIVEIRA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GILMARIO CELSO BISPO DE JESUS
-
PEDRO AMORIM DE OLIVEIRA FILHO
-
PEDRO AUGUSTO SILVA DIAS
-
Data: 29/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse documento compreende o trabalho final apresentado ao Programa de PósGraduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem como objetivo principal apresentar uma adaptação do Sistema 12 para contrabaixo elétrico baseado no livro A Modern Method for Guitar, de William Leavitt. Inicialmente é apresentado o Memorial, descrevendo brevemente a história musical do autor. Em seguida, um artigo apresentando uma breve visão sobre o Sistema 12, onde são feitas considerações acerca da trajetória do contrabaixo elétrico no Brasil, levantando também informações sobre sua bibliografia. Na sequência, é apresentado o produto final, apresentando o Sistema 12 de fato. São mostrados conceitos preliminares importantes para a compreensão do sistema e, em seguida, diagramas com os modelos de digitação. Logo após é apresentado o caderno de exercícios, onde são disponibilizadas partituras contendo exercícios com a escala maior em todas as tonalidades, divididas em 12 sessões que contemplam cada uma das 12 posições do sistema. Ao final, são apresentados os relatórios descrevendo as práticas realizadas no período.
-
Mostrar Abstract
-
This document includes the final work presented to the Professional Postgraduate Program in Music (PPGPROM) of the Federal University of Bahia (UFBA) and its main objective is to present an adaptation of system 12 for electric bass based on the book A Modern Method for Guitar, by William Leavitt. Firstly, the Memorial is presented, briefly describing the musical history of the author. Then, an article presenting a brief view of system 12, where considerations are made about the trajectory of the electric bass in Brazil, also raising information about its bibliography. In the sequence, the final product is presented, showing the system 12. Preliminary concepts that are important for understanding the system are discussed, followed by diagrams with the typing models. Soon after, the exercise book is presented, where scores are available containing exercises with the major scale in all keys, divided into 12 sessions that include each of the 12 positions of the system. At the end, reports are presented describing the practices carried out in the period.
|
|
5
|
-
MARCO AURÉLIO GOMES VILAS BÔAS
-
ESPAÇOS SONOROS: A CARREIRA ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA DE ZDENEK SVAB, UMA TRAJETÓRIA DE CONTRIBUIÇÕES.
-
Orientador : CELSO JOSE RODRIGUES BENEDITO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PHILIP DOYLE
-
CELSO JOSE RODRIGUES BENEDITO
-
LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA
-
Data: 10/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse trabalho foi elaborado durante o Mestrado Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de performance musical. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar a carreira artística e pedagógica de Zdenek Svab promovendo através de sua trajetória um mecanismo de busca para a educação, pesquisa e apreciação musical com especial referência para a trompa. Svab é um trompista e professor tcheco radicado no Brasil desde 1968 e que se tornou uma das principais referências do instrumento no país. Adquiriu-se ao longo da pesquisa um inventário de documentos como: programas, jornais, revistas, registros de áudio, vídeo e fotografias. Organizados de forma cronológica, esse material ilustra sua trajetória como artista e professor em uma linha do tempo. Os resultados dessa coleta estabeleceram-se em um Espaço Virtual, onde conteúdos serão disponibilizados para a apreciação da comunidade trompística, bem como para pesquisadores que tenham uma estreita relação com o assunto. Possibilitando novas descobertas, fatos e informações que possam contribuir para o ensino e fazer musical da trompa no Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
This work was elaborated during the Professional Master in Music of Federal University of Bahia (UFBA), in the area of musical performance. The objective of this research is to highlight the artistic and pedagogical career of Zdenek Svab promoting through his career a search engine for education, research and musical appreciation with special reference to the French horn. Svab is a Czech horn player and teacher based in Brazil since 1968 and who became one of the main references of the instrument in the country. During the research, an inventory of documents was acquired, such as: programs, newspapers, magazines, audio records, video and photographs. Organized chronologically, this material illustrates his trajectory as an artist and teacher in a timeline. The results of this collection were established in a Virtual Space, where contents will be made available for the appreciation of the horn community, as well as for researchers who have a close relationship with the subject. Enabling new discoveries, facts and information that can contribute to teaching and making horn music in Brazil.
|
|
6
|
-
LUCAS FERREIRA DOS SANTOS
-
MÚSICA ELETROACÚSTICA E MÚSICA POPULAR: UMA PROPOSTA DE OBRA PARA CLARINETAS E SONS ELETROACÚSTICOS.
-
Orientador : PEDRO ROBATTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSÉ BATISTA JUNIOR
-
LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA
-
PEDRO ROBATTO
-
Data: 24/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O seguinte texto se divide em três partes, sendo a primeira delas o memorial onde eu descrevo um pouco sobre minha trajetória musical e a detalho todas as experiências vividas durante todo o curso e os produtos que elas geraram. Na segunda parte é apresentado o artigo“Música Eletroacústica e Música Popular: Uma Proposta de Obra para Clarinetas e Sons Eletroacústicos”. O tema se justifica pela ausência da prática da música eletroacústica. Pensando em uma maneira de aproximar a música eletroacústica de novos intérpretes foi proposta uma soma da música eletroacústica com a música popular brasileira, acredito que através da identidade cultural que a nossa música nos proporciona o músico ouvinte pode sim, se interessar por essa vertente da música contemporânea. Já na parte final do texto são apresentadas as práticas supervisionadas e os apêndices dos produtos gerados através dessa pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
This research seeks to reflect on the universe of electroacoustic music for clarinet, with the main objective of encouraging the practice of Brazilian electroacoustic music. The theme is justified by the absence of electroacoustic music practice or even the lack of knowledge on this subject among clarinet students, which stems from a lack of encouragement during the musical education phase or even in the conservatories themselves. Thinking of a way to bring electroacoustic music closer to new interpreters, we proposed an addition of electroacoustic music with Brazilian popular music. In addition, the practice of contemporary music in general can bring us new languages and improve our techniques and our ways of understanding and thinking about music.
|
|
7
|
-
MARIA CECILIA MOITA
-
ASPECTOS TÉCNICO-INTERPRETATIVOS DA COLABORAÇÃO PIANÍSTICA NA EXECUÇÃO DE REDUÇÕES ORQUESTRAIS DE CONCERTOS PARA INSTRUMENTOS DE METAL.
-
Orientador : BEATRIZ ALESSIO DE AGUIAR SCEBBA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BEATRIZ ALESSIO DE AGUIAR SCEBBA
-
ELISAMA DA SILVA GONCALVES SANTOS
-
FLAVIA ALBANO DE LIMA
-
Data: 07/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contempla o memorial, o artigo, os relatórios finais e o produto final. O memorial, os relatórios finais e o produto final versam sobre o processo de gravação da redução orquestral para piano de concertos e obras de instrumentos de metal. O artigo, intitulado “Identidades paulistanas”, trata de um concerto realizado por esta autora na Casa Museu Ema Klabin e explora o processo de elaboração do repertório e os desafios de sua execução em um piano Érard centenário, demonstrando assim diferentes faces do pianista profissional e apresentando o trabalho autoral de uma pianista colaboradora e solista. As obras contidas no produto final foram selecionadas com base na análise do repertório pedido em editais de provas e concursos para instrumentos de metal, tanto no Brasil como no exterior. O objetivo principal do registro e discussão dessa prática é documentar o processo técnico-interpretativo e contribuir para a execução da redução orquestral no mais alto nível prático e artístico. Ademais, a observação dessa prática tem o potencial de otimizar os ensaios presenciais do instrumentista junto ao pianista.
-
Mostrar Abstract
-
This final conclusion work presented to the Professional Graduate Program in Music (PPGPROM) of the School of Music of Federal University of Bahia (UFBA) includes the memorial, the final reports, and the final product. These documents elucidate the recording process of orchestral reductions for piano of concerts and brass musical works. The article titled “Paulistanas Identities” describes a concert performed by this author at Ema Klabin Museum House and it explores the process of repertoire organization and the challenges involved in its performance on the centenary Érard Piano, showing multiple roles of the professional pianist and presenting an authorial work of a soloist and collaborative pianist. The musical pieces included in the final product have been selected based on the analysis of repertoire required in auditions for brass instruments, in Brazil and around the world. The main aim of recording and discussing about this practice is to register the interpretative and technical process and contribute to a high-level performance of orchestral reductions. Additionally, the observation of this practice may optimize rehearsals involving both instrumentalist and pianist.
|
|
8
|
-
WALTER JUNIO DA SILVA VIEIRA
-
A CLARINETA NA MÚSICA DE LIDUÍNO PITOMBEIRA: IDENTIFICAÇÃO DE OBRAS E ANÁLISE DA SUÍTE HERMÉTICA, PARA QUINTETO DE SOPROS.
-
Orientador : PEDRO ROBATTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDUARDO GONÇALVES DOS SANTOS
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
PEDRO ROBATTO
-
Data: 07/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho foi produzido durante o Mestrado Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de performance musical, contemplando o Memorial; o Artigo com a análise da Suíte Hermética – para quinteto de sopros, de Liduíno Pitombeira e a identificação do uso da clarineta em sua obra; os Relatórios Finais e o Produto Final. Além disso, serão apresentados: a biografia do autor; os resultados advindos das contribuições do programa de mestrado para a pesquisa; as práticas profissionais supervisionadas; produções; e as considerações finais. O objetivo foi analisar a peça, Suíte Hermética, contextualizar a vida e a obra do referido compositor, identificar as composições onde a clarineta é utilizada, apontar os modos empregados, e contribuir para a divulgação da obra de Pitombeira. Através de entrevistas com o próprio compositor, foi possível ter acesso a informações sobre suas obras utilizando a clarineta e mais precisamente sobre o quinteto. Com a identificação das obras para o instrumento, percebe-se o apreço e a produção deste compositor. Como produto final, foi realizado o registro fonográfico de cinco peças para clarineta de Pitombeira: Rigel, peça solo dedicada ao autor; Japan, duo para clarineta e Euphonium (obra inédita); Ventos Tejaños, trio para clarineta, oboé e fagote (modelo composicional, Modelagem Sistêmica); Landscapes Nº 13, para quarteto de clarinetas; e, a Suíte Hermética, para quinteto de sopros.
-
Mostrar Abstract
-
The present work was produced during the Professional Master's Degree in Music of the Federal University of Bahia (UFBA), in the area of musical performance, contemplating the Memorial; the Article with the analysis of the Hermetic Suite - for wind quintet, by Liduíno Pitombeira and the identification of the use of the clarinet in his work; the Final Reports and the Final Product. In addition, the following will be presented: the biography of the author; the results arising from the contributions of the master's program to the research; the supervised professional practices; productions; and the final considerations. The objective was to analyze the play, Suite Hermética, to contextualize the life and work of the aforementioned composer, to identify the compositions where the clarinet is used, to point out the modes used, and to contribute to the dissemination of the work of Pitombeira. Through interviews with the composer himself, it was possible to have access to information about his works using the clarinet and more precisely about the quintet. With the identification of the works for the instrument, the appreciation and production of this composer is perceived. As a final product, the phonographic record of five pieces for Pitombeira's clarinet was made: Rigel, a solo piece dedicated to the author; Japan, duo for clarinet and Euphonium (unpublished work); Ventos Tejaños, trio for clarinet, oboe and bassoon (compositional model, Systemic Modeling); Landscapes No 13, for clarinet quartet; and, the Hermetic Suite, for wind quintet.
|
|
9
|
-
FILIPE SOARES BARBOSA PINTO DE QUEIRÓS
-
ÓPERAS DE RICHARD WAGNER (1813-1883): ANÁLISE E PROPOSTA DE ESTUDO DOS PRINCIPAIS EXCERTOS PARA TUBA, COM DESTAQUE DA CAVALGADA DAS VALQUÍRIAS.
-
Orientador : LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CELSO JOSE RODRIGUES BENEDITO
-
FABIO CARMO PLACIDO SANTOS
-
LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA
-
Data: 08/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Na primeira parte deste trabalho apresento o Memorial, relatando experiências musicais relevantes na minha trajetória escolar e profissional, em Portugal e no Brasil, até ao momento atual da frequência do PPGPROM. No Artigo apresentado na segunda secção, discuto a função da tuba na Banda Sinfônica, através da análise de alguns excertos de partitura de tuba em obras de referência para essa formação, e proponho um processo de estudo aplicado ao excerto de tuba da Terceira Sinfonia op. 86 de James Barnes (n.1949), incluindo a gravação vídeo desse excerto. A terceira parte integra os relatórios das Práticas Supervisionadas realizadas durante o Mestrado. Na última parte, insiro o produto final, ou seja, uma análise e proposta de processo de estudo para atingir uma alta performance na execução dos excertos de tuba das óperas de Richard Wagner (1913-1983), com destaque de A Cavalgada das Valquírias, com inclusão da gravação vídeo desse excerto.
-
Mostrar Abstract
-
In the first section of this work I present the Memorial, reporting relevant musical experiences in my academic and professional trajectory, in Portugal and Brazil, up to the current moment of attending PPGPROM. In the Article presented in the second section, I discuss the function of the tuba in the Symphonic Band, through the analysis of some excerpts from the tuba score in reference works for this formation, and propose a study process applied to the tuba excerpt from the Third Symphony op. 86 by James Barnes (b.1949), including the video recording of this excerpt. The third part includes the reports of the Supervised Practices carried out during the Master's. In the last part, I insert the final product, that is, an analysis and proposal of a study process to achieve a high performance in the execution of tuba excerpts from the operas of Richard Wagner (1913-1983), with emphasis on Ride of the Valkyries, with inclusion of the video recording of this excerpt.
|
|
10
|
-
JONATHAN AUGUSTO RAMIRES COELHO
-
MÚSICA BRASILEIRA PARA DUO DE CLARINETE E VIOLÃO: Catalogação e relato sobre quatro obras dedicadas ao Duo Tercina.
-
Orientador : PEDRO ROBATTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDUARDO GONÇALVES DOS SANTOS
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
PEDRO ROBATTO
-
Data: 08/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho de conclusão final, apresenta os pré-requisitos para obtenção do título de mestre em música pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, os quais são: Memorial, Produto Final, Práticas Profissionais Supervisionadas e Artigo. O memorial busca sintetizar minha trajetória profissional e acadêmica, antes e durante a realização do curso de mestrado profissional. O produto final apresenta o resultado de uma gravação fonográfica profissional, com três obras brasileiras originais para clarinete e violão dedicadas ao Duo Tercina. As práticas profissionais supervisionadas, localizadas nos apêndices deste trabalho, elucidam todo o processo profissional desenvolvido durante o curso. O Artigo aborda a contextualização, o levantamento e a catalogação das obras brasileiras originais, transcrições e arranjos para duo de clarinete e violão, sendo que o catálogo se encontra nos apêndices deste trabalho. A prática de música de câmara é essencial para a formação do músico, e o objetivo deste catálogo é divulgar a existência desse repertório entre os clarinetistas e violonistas, visando a prática de música de câmara, além de fomentar a produção de novas obras, gravações e pesquisas acadêmicas. Até o presente momento, contamos com vinte e duas obras originais, oito transcrições e sete arranjos escritos, totalizando trinta e sete obras, as quais irão corroborar com a disciplina de música de câmara das universidades, faculdades e conservatórios de música pelo Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
This final work presents the prerequisites for obtaining the title of Master of Music by the Graduate Program in Music at the School of Music, Federal University of Bahia, which are: Memorial, Final Product, Supervised Professional Practice and Article. The memorial seeks to synthesize my professional and academic trajectory, before and during the professional master's course. The final product presents the result of a professional phonographic recording, with three original Brazilian works for clarinet and guitar dedicated to Duo Tercina. The supervised professional practices, located in the appendices of this work, elucidate the entire professional process developed during the course. The article deals with the contextualization, survey and cataloging of original Brazilian works, transcriptions and arrangements for clarinet and guitar duo, and the catalog is located in the appendices of this work. The practice of chamber music is essential for the formation of a musician, and the objective of this catalog is to divulge the existence of this repertoire among clarinetists and guitarists, aiming at the practice of chamber music, as well as to encourage the production of new works, recordings and academic research. To date, we have twenty-two original works, eight transcriptions and seven written arrangements, totaling thirty-seven works, which will contribute to the discipline of chamber music in universities, colleges and music conservatories throughout Brazil.
|
|
11
|
-
PRISCILA MARTINS VIANA VIEIRA
-
CONCERTINO PARA TROMPA E ORQUESTRA DE CÂMARA DO COMPOSITOR JOSÉ SIQUEIRA: EDIÇÃO PRÁTICA COM APARATO CRÍTICO.
-
Orientador : CELSO JOSE RODRIGUES BENEDITO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WALESKA SCARME BELTRAMI
-
CELSO JOSE RODRIGUES BENEDITO
-
EDUARDO GONÇALVES DOS SANTOS
-
EKATERINA KONOPLEVA
-
Data: 08/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho foi produzido durante o Mestrado Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de performance musical. Seu formato constitui-se de um memorial com a explanação da edição e análise do Concertino para trompa e orquestra de câmara do compositor José Siqueira. Além disso, serão apresentados: a biografia da autora; os resultados advindos das contribuições do programa de mestrado para a pesquisa; as práticas profissionais supervisionadas; produções; e as considerações finais. O objetivo foi a produção de uma edição prática a partir de um aparato crítico da parte da trompa do Concertino em questão, além da organização de uma partitura no formato hipertexto. Mediante estudos bibliográficos, entrevistas e pesquisas de campo foi possível realizar um levantamento de obras, onde a trompa está inserida, dentro do repertório do referido compositor. Dentre as obras o Concertino é a peça com maior destaque para trompa, por ser solista frente a uma orquestra de câmara. Para o estudo em questão foram analisadas cinco fontes disponíveis da obra, o que permitiu a comparação bastante informada na criação de uma edição prática da parte da trompa e também a digitalização da parte de piano e orquestra de câmara. Como parte dos resultados dessa pesquisa compreende-se o acesso a um amplo repertório que ainda é pouco divulgado entre os trompistas.
-
Mostrar Abstract
-
This work was produced during the Professional Master's Degree in Music of the Federal University of Bahia (UFBA), in the area of musical performance. Its format consists of a memorial with the explanation of the edition and analysis of the Concertino for horn and chamber orchestra by composer José Siqueira. In addition, the following will be presented: the author's biography; the results arising from the contributions of the master's program to research; supervised professional practices; productions; and the final considerations. The objective was the production of a practical edition from a critical apparatus of the part of the horn of the Concertino in question, in addition to the organization of a score in hypertext format. Through bibliographic studies, interviews and field research, it was possible to carry out a survey of works, where the horn is inserted, within the repertoire of that composer. Among the works, the Concertino is the piece with the greatest emphasis on horn, because it is a soloist in front of a chamber orchestra. For the study in question, five available sources of the work were analyzed, which allowed the very informed comparison in the creation of a practical edition of the horn part and also the digitization of the piano and chamber orchestra part. As part of the results of this research is understood the access to a wide repertoire that is still little disseminated among horn players.
|
|
12
|
-
MIZAEL JOSÉ NASCIMENTO DE FRANÇA
-
ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE PERFORMANCES EM OBRAS DO REPERTÓRIO PARA TROMBONE TENOR SOLO ATRAVÉS DE ESTUDOS DIÁRIOS COM ABORDAGENS INTERTEXTUAIS.
-
Orientador : LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIEGO RAMIRES DA SILVA LEITE
-
LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA
-
MARCOS BOTELHO LAGE
-
SUZANA KATO
-
Data: 09/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é dividido em três partes. A primeira consiste em um memorial com o relato das inspirações musicais, professores e aprendizado antes do Mestrado, assim como as atividades e produções durante o curso. Logo após, apresenta-se um artigo em que se discute a importância dos estudos técnicos diários para o aperfeiçoamento do trombonista, e a criação de estudos direcionados à preparação da performance da peça Divertimento dos compositores Gilberto Gagliardi e Oscar S. Brum. O texto se apoia na compreensão do conceito de intertextualidade de Kristeva (2005) e, posteriormente, na aplicação deste mesmo conceito na construção de Estudos Diários Intertextuais para o Trombone (EDIT), possibilitando que seja garantida a manutenção da técnica geral do trombonista associada ao preparo de um repertório específico. No produto final, é disponibilizado um caderno com oito EDIT, todos baseados em melodias e trechos de peças solo do repertório brasileiro para trombone tenor. Direcionase a construção de um material didático voltado para a preparação de peças brasileiras para trombone solo e piano, tais como: Fantasia de Abdon Lyra, Duas Danças do “Maestro Duda”, Fantasia Sul América de Claudio Santoro, dentre outras. Salientando que estas já fazem parte de algumas grades curriculares de instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, em que também se inclui a Graduação em trombone tenor da UFBA.
-
Mostrar Abstract
-
This work contains three parts. The first part consists of a memorial that lists my musical inspirations, teachers, and learning experiences. It Took Place before the beginning of my Master's degree program, as well as activities and materials produced during the course work. After this, an article that discusses the importance of the daily technical studies for the trombonist's improvement, and the creation of studies aimed at preparing the performance of the piece Divertimento by composers Gilberto Gagliardi and Oscar S. Brum. The text was based on the understanding of Kristeva's concept of intertextuality (2005) and, later, on the application of this same concept in the construction of Intertextual Diary Studies for the Trombone (EDIT), making it possible to guarantee the maintenance of the trombonist's general technique associated with the preparation of a specific repertoire. In the final product, a notebook containing eight EDIT is available, all based on melodies and excerpts from solo pieces from the Brazilian repertoire for tenor trombone. The construction of a didactic material aimed at the preparation of Brazilian pieces for solo trombone and piano is directed, such as Fantasia by Abdon Lyra, Duas Danças by “Maestro Duda”, and Fantasia Sul América by Claudio Santoro, among others. Indeed, the mentioned pieces are contained in curricula of educational institutions spread across Brazil, including the Graduation in tenor trombone at UFBA.
|
|
13
|
-
PEDRO HENRIQUE LISBÔA DA SILVA
-
CANÇÃO DE CÂMARA BRASILEIRA: Uma reflexão sobre a técnica vocal do canto lírico aplicada à performance.
-
Orientador : FLAVIA ALBANO DE LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BEATRIZ ALESSIO DE AGUIAR SCEBBA
-
ELISAMA DA SILVA GONCALVES SANTOS
-
FLAVIA ALBANO DE LIMA
-
RAFAEL LUIS GARBUIO
-
Data: 10/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Trabalho de Conclusão Final contempla memorial, artigo, relatórios finais e descrição do produto final. Além disso, esse documento contém relatórios referentes aos componentes curriculares obrigatórios e práticas supervisionadas realizados durante o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (PPGPROM). No memorial há um resumo descritivo sobre minha formação musical, experiências e práticas vivenciadas dentro e fora do PPGPROM, assim como uma apresentação sobre o planejamento, os objetivos, as necessidades e uso do produto desta pesquisa para cantores. O artigo científico apresenta uma reflexão acerca da temática, considerando alguns apontamentos sobre as especificidades de administrar a técnica do canto lírico aplicada à performance da Canção de Câmara Brasileira. Este trabalho apresenta ainda, os relatórios das práticas supervisionadas e da Oficina Técnico-Interpretativa vivenciadas durante o Curso que testificam suas colaborações para a construção do trabalho em âmbito musical e científico.
-
Mostrar Abstract
-
This Final Conclusion Work includes a memorial, article, final reports and description of the final product. In addition, this document contains reports referring to the mandatory curricular components and supervised practices performed during the Professional Master's course of the Professional Master's Degree Program in Music of the School of Music of the Federal University of Bahia (PPGPROM). In the memoir there is a descriptive summary about my musical education, experiences and practices lived inside and outside PPGPROM, as well as a presentation about the planning, objectives, needs and use of the product of this research for singers. The scientific article presents a reflection about the theme, considering some notes about the specificities of managing the lyric singing technique applied to the performance of the Brazilian Chamber Song. This work also presents the reports of the supervised practices and of the Technical-Interpretative Workshop experienced during the course, which testify their contributions to the construction of the work in musical and scientific terms.
|
|
14
|
-
SAORY RAQUEL NASCIMENTO SANTANA RIBEIRO
-
ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DO ENSINO DE VIOLINO E VIOLA:MATERIAL DE APOIO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROFESSORES SUZUKI.
-
Orientador : EKATERINA KONOPLEVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EKATERINA KONOPLEVA
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
MARIA THEREZA PITA GONDIM
-
SUZANA KATO
-
Data: 10/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta-se como requisito para a obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia e possui como objetivo geral demonstrar um relato histórico acadêmicoe profissional, retratando os principais pontos que levaram a construção de um produto de pesquisa na área de Educação Musical. Objetivos específicos são: 1) apresentar os passos iniciais como estudante, instrumentista, pedagoga, e o que levou a tomada de decisão ao ingressar no Programa de Pósgraduação Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia; 2) descrever as atividades desenvolvidas no PPGPROM;3) exibir o Artigo Acadêmico intitulado O brincar como fundamento no ensino- aprendizagem de instrumento musical; 4) apresentar o Produto Final do PPGPROM - Atividades lúdicas para o ensino de violino e viola: material de apoio à metodologia Suzuki. Dessa forma, busca-se responder à questão problema da investigação: Como pode ser utilizado o lúdico no ensino-aprendizagem de violino e viola através da metodologia Suzuki? A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho se dá através da minha prática como professora Suzuki de violino, a qual é permeada pela experimentação empírica da ludicidade no ensino-aprendizagem de instrumento. A metodologia usada se enquadra na abordagem qualitativa e no método bibliográfico quanto ao seuprocedimento. No que se refere à fundamentação teórica, a pesquisa foi baseada em: Freire (2016), Marín (2018), Chateau (1987), Suzuki, (2008), Barber (1993), Eubanks (2014), Ebin (2015), Charlot (2020), entre outros. A solução para a questão problema é apresentada mediante a proposta de atividades pedagógicas progressivas e detalhadas, abordadas no Produto do PPGPROM supracitado, destinado aos professores do instrumento (violino/viola) que despontam sua atuação profissional através de uma metodologia criativa e eficaz.
-
Mostrar Abstract
-
This work is presented as a requirement for obtaining a Master Degree by the Professional Postgraduate Program in Music (PPGPROM) at the Federal University of Bahia, Brazil. In this sense, the work has the general objective of presenting an academic and professional historical report, portraying the main points that led to the construction of a research product in the area of Music Education. Specific objectives are: 1) to present the initial steps as a student, instrumentalist, pedagogue, and what led to decision-making while joining the Professional Postgraduate Program in Music at the Federal University of Bahia; 2) describe the activities developed at PPGPROM; 3) display the Academic Article entitled Playing as a Foundation in Teaching and Learning of the Musical Instrument; 4) present the Final Product of PPGPROM - Didactic Playful activities for teaching violin and viola: material to support the Suzuki methodology. Thus, we seek to answer the problem question of this investigation: How can playing be used in the processof teaching and learning of violin and viola through the Suzuki methodology? The justification for the development of this work is due to my practice as a Suzuki violin teacher, which is permeated by the empirical experimentation of playfulness in teaching the musical instrument. The methodology used in this work is based on the qualitative approach and on the bibliographic method, regarding its procedure. In view of this, in our theoretical foundation we rely on: Freire (2016), Marín (2018), Chateau (1987), Suzuki, (2008), Barber (1993), Eubanks (2014), Ebin (2015), Charlot (2020), among others. Thesolution to the problem is presented through the proposal of progressive and detailed pedagogical activities, addressed in the aforementioned PPGPROM Product, aimed at teachers of the instrument (violin/viola) who emerge their professional performance through a creative and effective methodology.
|
|
15
|
-
FELIPE GRIMALDI REQUIÃO SILVA
-
O VIOLÃO BOSSA NOVA NA OBRA DE ADERBAL DUARTE UMA SÍNTESE DE ELEMENTOS ESSENCIAIS COM ÊNFASE NA CONDUÇÃO RÍTMICA.
-
Orientador : ROWNEY ARCHIBALD SCOTT JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCAS ROBATTO
-
PEDRO AMORIM DE OLIVEIRA FILHO
-
ROWNEY ARCHIBALD SCOTT JUNIOR
-
Data: 17/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente Trabalho de Conclusão Final é composto por: um Memorial Descritivo referente à minha trajetória no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA (PPGPROM); um Artigo Científico sobre o tema da minha dissertação (O Violão Bossa Nova na Obra de Aderbal Duarte); uma descrição do Produto Final da pesquisa apresentado (EP Saravá Mestre Aderba!); e o Relatório de Práticas Profissionais Supervisionadas cursadas. Este trabalho justifica-se por cumprir o requisito para a obtenção do grau de Mestre em Música na área de Criação e Interpretação Musical, e tem como objetivo reunir e explorar as características essenciais do “violão bossa nova”, linguagem violonística e termo sintetizados pelo maestro, violonista, compositor, pesquisador e educador baiano, Aderbal Duarte. Tal linguagem tem como maior referência estética a obra do artista João Gilberto, bem como de outros violonistas brasileiros como Dilermando Reis e Baden Powell. Além do levantamento de informações biográficas do compositor, da descrição de elementos técnicos e estéticos essenciais, foram analisadas 4 obras autorais de Aderbal Duarte para violão solo dando ênfase à identificação das células rítmicas descritas pelo compositor como basilares nessa linguagem, bem como das suas variações e fragmentos manejadas criativamente na composição da condução rítmica ao violão. Este trabalho busca oferecer informações relevantes para violonistas, apreciadores do violão e da música popular brasileira, detalhando caminhos interpretativos bem sucedidos e fornecendo elementos para uma prática criativa potencialmente mais rica em termos de referências.
-
Mostrar Abstract
-
This Final Conclusion Work is composed of: a Descriptive Memorial referring to my trajectory in the Professional Graduate Program in Music at UFBA (PPGPROM); a Scientific Article on the topic of my dissertation (The Bossa Nova Guitar in the Work of Aderbal Duarte); a description of the Final Product of the research presented (EP Saravá Mestre Aderba!); and the Report of Supervised Professional Practices attended. This work is justified by fulfilling the requirement to obtain a Master's degree in Music in the area of Musical Creation and Interpretation, and aims to gather and explore the essential characteristics of the "bossa nova guitar", guitar language and term synthesized by the maestro, guitarist, composer, researcher and educator from Bahia, Aderbal Duarte. This language has as its main aesthetic reference the work of the artist João Gilberto, as well as other Brazilian guitarists such as Dilermando Reis and Baden Powell. In addition to collecting biographical information about the composer, describing essential technical and aesthetic elements, 4 works by Aderbal Duarte for solo guitar will be analyzed, emphasizing the identification of the rhythmic cells described by the composer as fundamental in this language, as well as their variations and creatively handled fragments in the composition of the rhythmic guitar conduction. This work seeks to provide relevant information for guitarists, guitar lovers and Brazilian popular music lovers, detailing successful interpretive paths and providing elements for a potentially richer creative practice in terms of references.
|
|
16
|
-
EPITÁCIO RODRIGUES E SILVA
-
PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE CLARINETISTAS: COMO PROFESSORES ENSINAM RESPIRAÇÃO, EMBOCADURA, POSTURA E EMISSÃO DO SOM (REPE).
-
Orientador : JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JACOB FURTADO CANTÃO
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
PEDRO ROBATTO
-
Data: 21/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A finalidade deste trabalho é apresentar o resultado obtido no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música, na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, descrevendo como se deu o desenvolvimento da pesquisa e quais são as partes integrantes do Trabalho de Conclusão. Este documento inclui o memorial, contendo aspectos autobiográficos e acadêmicos, um artigo, o produto final e os relatórios das práticas profissionais supervisionadas. A parte autobiográfica do memorial discorre sobre o autor e sua trajetória musical até a entrada no PPGPROM. A parte acadêmica apresenta as suas realizações dentro do curso de mestrado, componentes curriculares e as práticas profissionais supervisionadas cursadas. O artigo apresenta a pesquisa sobre como professores ensinam respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE), visando a formação de clarinetistas em nível médio, o equivalente a formação no curso técnico em música/clarineta. Almeja-se com o artigo conduzir os clarinetistas, alunos e professores, para uma reflexão sobre a REPE, melhorando o aproveitamento nos fundamentos da respiração, embocadura, postura e emissão do som. Além disso, a pesquisa foi realizada com professores que trabalham prioritariamente em cursos voltados à música de concerto, me incluindo, assim como os autores da bibliografia utilizada para a fundamentação teórica. O produto final, sem vínculo com o artigo a não ser ter sido produzido pelo mesmo autor, inclui dois arranjos didáticos de música brasileira para banda sinfônica em níveis iniciais. Existe escassez desse tipo de material didático no mercado. A tarefa de escrever dentro de um nível didático determinado é complexa e atrai poucos arranjadores, tanto pelo limite do registro dos instrumentos de banda quanto pelo uso de figuras rítmicas simples, por se tratar de um material destinado à formação, ou seja, para o desenvolvimento de músicos ainda em nível iniciante. Com o produto pretende-se encaminhar os/as integrantes principiantes da banda sinfônica no descobrimento e apreciação da música brasileira.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this work is to present the result obtained in the professional master's course of the Professional Postgraduate Program in Music (PPPROM), at the School of Music of the Federal University of Bahia, describing the research, through the article, and the parts of the thesis. This document includes the memorial, containing autobiographical and academic aspects, an article, the final product and reports of supervised professional practices. The autobiographical part of the memorial talks about me and my musical trajectory until I entered the PPPROM. The academic part presents my achievements within the master's course, curricular components and supervised professional practices studied. The article presents research on how teachers, including me, teach breathing, embouchure, posture and tone emission (BEPTE), aiming at the training of clarinetists at a high school level, the equivalent of training in the technical course in music/clarinet. The article aims to lead clarinetists, students and teachers, to a reflection on the BEPTE, improving the use of the fundamentals of breathing, embouchure, posture and tone emission. In addition, the research was carried out with teachers who work primarily in courses focused on concert music, as well as myself and the authors of the bibliography used for the theoretical foundation. The final product, unrelated to the article unless it was produced by the same author, includes two didactic arrangements of Brazilian music for symphonic band at initial levels. There is a shortage of this type of teaching material in the Brazilian market. The task of writing within a didactic level, both, in the limited range of notes of band instruments and in the use of simple rhythmic figures, as it is a material intended for training, that is, for the development of musicians still at a beginner level, is complex and attracts few arrangers. With the product it is intended to guide the beginning members of the symphonic band in the discovery and appreciation of Brazilian music.
|
|
17
|
-
LAIS GUIMARAES DOS SANTOS COSTA
-
EXCERTOS ORQUESTRAIS PARA VIOLA.
-
Orientador : SUZANA KATO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
-
LAURA JORDAO DE LIMA E SILVA
-
SUZANA KATO
-
Data: 12/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente Trabalho de Conclusão Final do Mestrado Profissional em Música, na área de interpretação e criação musical, contém um memorial, um artigo, um produto final e relatórios das práticas profissionais supervisionadas. Neste memorial busquei descrever a minha trajetória acadêmica e profissional, desde o início da minha formação musical até o meu ingresso no mestrado. No artigo que foi publicado na edição n.01 do jornal da Associação Brasileira de Violistas em dezembro de 2021, apresento dados sobre possíveis desafios técnicos e musicais de quatro excertos orquestrais para viola. Além disso, realizo uma análise de dados que objetivam identificar e propor possíveis ferramentas que facilitem o estudo desses desafios. Os dados foram coletados em entrevistas com violistas profissionais e os trechos foram selecionados a partir de editais de concursos de orquestras profissionais brasileiras. O produto final é fruto e continuação das minhas pesquisas realizadas para o artigo, no qual apresento o resultado de um apanhado de estratégias destinados a estudantes e profissionais da área, contribuindo numa melhor compreensão e estudo de excertos orquestrais para viola. O produto final contém partituras com arcadas, dedilhados e entre outros, elaboradas a partir das indicações sugeridas por violistas brasileiros participantes desta pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
The present dissertation of the Professional Master’s in music, in the area of interpretation and musical creation, contains a memorial, an article, a final product and reports of professional practices. The memorial described my academic and professional trajectory, from the beginning of my music education until my admission into the master's degree. The article that was published in issue n.01 of the journal of the Brazilian Association of Violists in December 2021, presents data about possible technical and musical challenges of four orchestral excerpts for viola. In addition, it presents a data analysis that aims to identify and propose possible tools that facilitate the study of those challenges. Data was collected in interviews with professional violists and the excerpts were selected from auditions of Brazilian professional orchestras. The final product is the result and continuation of my research for the article, in which is presented the result of a survey of strategies aimed for students and professionals in the area, contributing to a better understanding and study of orchestral excerpts for viola. The final product also contains scores with bowings, fingerings and other useful information, edited based on suggestions of Brazilian violists participating in this research.
|
|
18
|
-
DÂMARIS DOS SANTOS
-
AQUECIMENTO TÉCNICO DIÁRIO PARA VIOLINISTAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COMENTADA.
-
Orientador : ALEXANDRE ALVES CASADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE ALVES CASADO
-
HEINZ KARL NOVAES SCHWEBEL
-
JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
-
Data: 17/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo descrever e apresentar o processo de pesquisa e os resultados obtidos durante o curso de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia – PPGPROM. Constam nele um memorial, um artigo e um produto final, que consiste em um recital de violino e piano realizado no dia 02 de dezembro de 2021. No memorial foi apresentado a trajetória musical da mestranda, descrevendo pontos importantes que a levaram à escolha do presente tema deste artigo. Foram também descritas as etapas da construção dos trabalhos e o processo de pesquisa. O artigo supracitado apresenta uma investigação sobre a importância do aquecimento técnico diário para violinistas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Os resultados constatam que um aquecimento técnico diário influencia positivamente no restante do estudo e diminui o risco de lesões musculares em violinistas.
-
Mostrar Abstract
-
This present article aims to describe and present the research process and the results obtained during the Professional Master Degree in Music course at the Federal University of Bahia – PPGPROM. It contains a memorial, an article and a final product, which consists of a violin and piano recital recorded on December 2, 2021. In the memorial, the musical trajectory of the mestrans was presented, describing important points that led her to the choice of the predent theme of this article. They were also the process of construction of the works and stages of research. The aforementioned article is an investigation into the importance of daily technical warm-ups for violinists. For this, a bibliographic review on the subject was carried out.The results show that performing a daily technical warm-up positively influences the rest of the study and decreases the risk of muscle injuries in violinists.
|
|
19
|
-
LÍRIDA OLIVEIRA DE LIMA
-
ASPECTOS TÉCNICOS E ESTRATÉGICOS DE PREPARAÇÃO DOS TRECHOS DE CORDAS DUPLAS DO CONCERTO PARA VIOLINO EM MI MENOR DE FELIX MENDELSSOHN.
-
Orientador : ALEXANDRE ALVES CASADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SANDRA KALINA MARTINS CABRAL DE AQUINO
-
ALEXANDRE ALVES CASADO
-
JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
-
Data: 16/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e descrever o processo de pesquisa e os resultados ocasionados durante o curso de mestrado no PPGPROM – Programa de PósGraduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia. Constam nele um memorial, um artigo e um link para acesso a gravação do recital (produto). O memorial descreve o percurso formativo da mestranda, as aulas e as matérias cursadas no curso mestrado e a justificativa para escolha do tema de pesquisa. O artigo apresenta uma descrição analítica dos elementos técnicos, problemas e possíveis soluções presentes nos trechos em cordas duplas. Como resultado essa pesquisa mostra que o estudo técnico dos trechos de cordas duplas do concerto para violino e orquestra op. 61 de Felix Mendelsohn é um processo lento, todavia com o tempo, os resultados aparecem e fixam na nossa memória, permitindo evolução técnica e menos tempo para preparar as músicas.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to present and describe the research process and the results generated during the master's course at PPGPROM - Professional Graduate Program in Music at the Federal University of Bahia. It contains a memorial, an article and a link to access the recording of the recital (product). The memorial describes the training process of the master's student, the classes and subjects taken throughout the course and the justification for choosing the research topic . The article presents an analytical description of the technical elements, problems and possible solutions present in the double stops excerpts. As a result, this research shows that the technical study of the double stops excerpts from the concerto for violin and orchestra op . 64 by Felix Mendelsohn is a slow process, however with time, the results appear and stay fixed in our memory, allowing technical evolution and less time to prepare the repertoire.
|
|
20
|
-
ITALO RAFAEL NOGUEIRA
-
FREVOS PARA VIOLONCELO.
-
Orientador : SUZANA KATO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SUZANA KATO
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
FERNANDA MONTEIRO DA CRUZ SILVA
-
Data: 11/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia – PPGPROM, contempla o memorial, o artigo, o produto final e os relatórios das práticas profissionais. O memorial busca sintetizar a minha trajetória musical, o mestrado profissional e as minhas experiências com a música popular. No artigo, investigo quais os principais aspectos do gênero frevo e busco fazer uma relação com o idiomatismo do violoncelo, buscando subsídios teóricos a fim de dar embasamento às minhas escolhas interpretativas das obras gravadas; e o produto final consiste no registro em vídeo de 3 frevos para violoncelo: Frevo para Nora, de Maria di Cavalcanti; Tic, Toque Frevo!, de Rodolfo Lima e o Frevo das Meloritmias n°14, de Ernani Aguiar. Complementando, apresento ao final deste trabalho, os relatórios referentes às práticas profissionais realizadas durante o curso.
-
Mostrar Abstract
-
This final conclusion work, presented to the Professional Graduate Program in Music of the Federal University of Bahia – PPGPROM, includes a memorial, an article, the final product and the reports of professional practices. The memorial seeks to synthesize my musical trajectory, my professional master's degree and my experiences with brazilian popular music. In the article, I investigate the main aspects of the frevo genre and seek to make a relationship with the idiom of the cello, seeking theoretical subsidies in order to support my interpretative choices of the recorded works; and the final product consists of the video recording of 3 frevos for cello: Frevo para Nora, by Maria di Cavalcanti; Tic, Toque Frevo!, by Rodolfo Lima and Meloritmias n°14 (frevo), by Ernani Aguiar. Complementing, I present at the end of this work, the reports referring to the professional practices carried out during the course.
|
|
21
|
-
Jairo Wilkens da Costa Sousa
-
SELEÇÃO E DESCRIÇÃO DE ONZE OBRAS CONTEMPORÂNEAS PARA CLARINETA SOLO DE SETE COMPOSITORES BAIANOS E ANÁLISE TEÓRICA-INTERPRETATIVA DA PEÇA “PERIPÉCIAS OP. 56: LOOK AT THE SKY!” DE PAULO COSTA LIMA.
-
Orientador : PEDRO ROBATTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
LUIS ANTONIO EUGENIO AFONSO
-
PEDRO ROBATTO
-
Data: 22/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Apresento neste memorial fatos que consistem em informações que conduzem o artigo e o produto final do mestrado, fundamentado nas abordagens que envolvem todo o meu desempenho na construção de cada peça, objetivando um concerto final seguido de gravação destas onze obras contemporâneas para clarineta solo de sete compositores baianos. Tal como destaco a biografia constituinte a minha formação e experiência como clarinetista e pesquisador de música brasileira de concerto, destacando também o envolvimento com o Programa de PósGraduação Profissional através de uma percepção geral sobre o curso. Procurei, então, descrever em detalhes as experiências ocorridas durante toda a trajetória acadêmica do Programa de Pós-Graduação (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde apresento minhas perspectivas e reflexões acerca das disciplinas cursadas. Também descrevi estratégias de aprendizagem durante as práticas de cada obra, além dos equipamentos de captação de áudios de gravações usados, o que para o meu entendimento, tornou-se ao mesmo tempo, uma base técnica de pesquisa para a resolução de uma boa performance e gravação do produto final. Diante disso, o resultado final deste trabalho consiste em uma síntese nas considerações finais, onde descrevo em linha cronológica o porquê do ingresso ao mestrado e como tive contato com esta coleção de obras. A ênfase maior está na performance das obras, devido a contemplação de um raro repertório, o que me leva acreditar que as mesmas configuraram de forma assertiva na construção de habilidade técnica e musicais dentro do panorama da música brasileira de concerto para clarineta solo. Por fim, e não menos importante, todos os conteúdos musicais desta pesquisa estão registrados para apreciação do público em geral no meu canal pessoal da plataforma digital YouTube.
-
Mostrar Abstract
-
I present in this memoir facts that consist of information that lead to the article and the final product of the master's degree, based on the approaches that involve all my performance in the construction of each piece, aiming a final concert followed by recording of these eleven contemporary works for unaccompanied clarinet of seven composers from Bahia. As I highlight the biography consisted of musical background and expertise as a clarinet player and researcher of Brazilian concert music. I also described the enrollment in the Professional Graduate Program through a general perception about the course. I have tried, then, to describe in detail the experiences occurred throughout the academic development in the Graduate Program (PPGPROM) of the School of Music (EMUS) at Federal University of Bahia (UFBA). As far as my perspectives are concerned, I point out reflections about the taken courses. Along with these reflections, I have described learning strategies during the practices of each work, in addition to the recording audio equipment used, which for my understanding, became at the same time, a technical basis of research for the resolution of a good performance and recording of the final product. Therefore, the final results of this research consists of summarizing in the final conclusions, where I explain in chronological line the reason for joining this master's program and how I had access to this collection of pieces. The biggest focus is in the artistic performance of these pieces, due to the rare repertoire, which made me consider that these pieces have positively impacted the evolution of technical and musical skills within the palindrome of Brazilian music for unaccompanied clarinet. Finally, and no less important, all the pieces from this research are recorded and it is available for the general public to enjoy on my personal YouTube channel.
|
|
22
|
-
Carlos Marcio Pacheco de Medeiros
-
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CANTO MEDIANTE UMA LINGUAGEM SENSITIVA E EMOTIVA.
-
Orientador : KATHARINA DORING
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KATHARINA DORING
-
LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA
-
MARINEIDE MARINHO MACIEL COSTA
-
Data: 02/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta um memorial de minha trajetória pessoal onde cito as principais referências que me direcionaram ao meio musical como profissão escolhida, desde infância à escolha da carreira de regência. Experiências de trabalho, ingresso na universidade, mudança de curso e aceitação/vivência no mestrado profissional. Neste, minha tese defende a ideia de utilização de linguagem mais focada em figuras mentais e sensitivas para auxiliar na compreensão de alunos de canto a executarem melhor seu cantar, entendendo como “melhor” sendo considerado cantar de forma mais rápida e confortável. O estudo não é novo e há referências bibliográficas que corroboram a utilização desta linguagem como substituta da conhecida linguagem de visualização e movimentação consciente dos órgãos do aparelho fonador. Através de observações em minha pesquisa-ação, é possível apresentar argumentos que possam ser base, não para substituição, mas coloca-las como complemento uma pela outra, a depender do objetivo de orientadores vocais (professores, regentes, diretores musicais e outros) e seus orientados. Em conclusão, os relatórios de Práticas Profissionais Orientadas corroboram o resultado da utilização das referidas técnicas em aulas individuais e em grupo.
-
Mostrar Abstract
-
This work presents a memorial of my personal trajectory where I mention the main references that led me to the musical environment as a chosen profession, from childhood to the choice of conducting career. Work experiences, admission to university, change of course and acceptance/experience in the professional master's degree. In this, my thesis defends the idea of using language more focused on mental and sensitive figures to help singing students understand how to perform their singing better, understanding how “better” is considered to sing faster and more comfortably. The study is not new and there are bibliographical references that corroborate the use of this language as a substitute for the well-known visualization language and conscious movement of the organs of the vocal tract. Through observations in my action-research, it is possible to present arguments that may be the basis, not for substitution, but to place them as a complement for each other, depending on the objective of vocal advisors (teachers, conductors, musical directors and others) and your mentors. In conclusion, the Oriented Professional Practices reports corroborate the result of using these techniques in individual and group classes.
|
|
23
|
-
José Carlos Santos dos Reis Filho
-
AS CANÇÕES DE CARTOLA: 5 ARRANJOS PARA VIOLÃO SOLO.
-
Orientador : ROBSON BARRETO MATOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HORÁCIO CESAR BARROS REIS
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
ROBSON BARRETO MATOS
-
Data: 02/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é composto por memorial, artigo, relatório de práticas profissionais e produto final. No memorial relato acerca dos caminhos pelos quais trilhei desde a iniciação musical até o ingresso no PPGPROM, em seguida por meio do artigo, descrevo o processo de elaboração do arranjo para violão solo da canção Sim, onde por meio deste abordo questões ligadas à contextualização histórica, transcrição, forma, contraponto e harmonia, refletindo sobre possibilidades e escolhas. Em seguida trago por meio dos relatórios o detalhamento das práticas profissionais e por último apresento o produto que é composto pelas partituras dos arranjos das canções: Sim, A Cor da Esperança, Alvorada, Festa da Vinda e O Mundo é um Moinho, além de um texto introdutório onde abordo a respeito do critério de escolha das canções bem como sobre o caráter e estilo de cada uma das peças.
-
Mostrar Abstract
-
This work is composed by a memorial, an article, a professional practices report and a final product. In the memorial I report about the paths I took from musical initiation to joining PPGPROM, then through the article, I describe the process of elaborating the arrangement for solo guitar of the song Sim, where through this I discuss about the historical contextualization , transcription, form, counterpoint and harmony, reflecting on possibilities and choices. Then I bring through the reports the details of professional practices and finally I present the final product composed of the scores of the song arrangements: Sim, A Cor da Esperança, Alvorada, Festa da Vinda and O mundo é um Moinho, in addition to a text introductory where I discuss the criteria for choosing the songs as well as the character and style of each of the pieces.
|
|